Trabalho Geomatica
GEOMÁTICA
Componentes:
Gabrielly Cristina Patrício Correia – A06155520
Joyce Santos Gomes – A06154578
Karolline Colares Matos – A06152971
Viviane de Lourdes Ferreira Fernandes – A06154607
Professor: Dirley Dos Santos Vaz
Coronel Fabriciano
Junho de 2015
SATÉLITE RapidEYE
Coronel Fabriciano
Junho de 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Histórico e Generalidades 5
2.2 Especificações técnicas 5
2.3 Aplicações 6
2.4 Continuidade de programa (previsão) 6
3. CONCLUSÃO 7
4. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
Satélites artificiais são colocados, por meio de foguetes, em uma órbita elíptica, tendo como objetivo o centro da Terra. Existem vários tipos de satélites artificiais como: os satélites espiões ou para fins militares, os satélites de comunicação, os satélites de televisão, os satélites científicos; os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto de recursos terrestres. Atualmente, o uso dos satélites é fundamental para estudos e ações sobre o meio ambiente, benefício da saúde, telecomunicações, da defesa do território nacional, entre outras.
Em países de grande extensão territorial como o Brasil, a observação da Terra por satélite é a maneira mais econômica e efetiva de coletar dados. O uso de imagens de satélite por instituições permite o planejamento do território, tornando possível a tomada de decisões pelo conhecimento real do espaço físico. Então, para coletar imagens de media resolução o satélite RapidEye é o mais indicado.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Histórico e Generalidades
Atualmente, vem sendo lançados diversos satélites, com especificações técnicas avançadas em relação às resoluções temporal, espectral e espacial. Com isso, no dia 29 de Agosto de 2008 a empresa alemã RapidEye lançou na Base aérea de Baikonur, no Cazaquistão o satélite RapidEye. Que é formada por uma constelação de 5 microssatélites.
Os cinco satélites são dotados com sensor multiespectral composto de