TRABALHO GEOLOGIA MINERALOGIA
Dourados-MS
GEOLOGIA E MINERALOGIA
Atividade deAvaliação na disciplina de
Geologia e Mineralogia, do
Curso de AGRONOMIA – sob a
Orientação do Profº: Me. Paulo R.B da Fonseca.
Dourados-MS
Sumario.
MINERALOGIA_________________________pg-4
CONCEITOS E DEFINIÇÕESpg-5
MINERAIS E SUA QUIMICA______________________pg-6
SUBSTITUIÇÃO IÔNICA______________________pg-7
ÓXIDOS E HIDRÓXIDOS______________________pg-8
CARACTERISCAS DOS ÓXIDOS E HIDRÓXIDOSpag-9
TIPOS DE INTEMPERISMOpag-13
CONCLUSÃOpag-14
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICASpag-15
Dourados-MS
MINERALOGIA - ESTUDO DOS MINERAIS
Mineral é uma substância sólida de ocorrência natural na forma elementar ou de composição química inorgânica definida e estrutura atômica característica. A mineralogia é o ramo da ciência geológica que estuda os diversos tipos minerais e suas propriedades, as quais são determinadas por características físicas (dureza, clivagem, traço, etc), óticas (brilho, cor) e químicas (composição). Os minerais se formam por cristalização, a partir dos líquidos magmáticos ou soluções termais, pela recristalização em estado sólido ou ainda como produto de reações químicas entre sólidos e líquidos. A composição química e as propriedades cristalográficas bem definidas do mineral fazem com que ele seja único dentro do reino mineral, recebendo um nome característico. Cada tipo de mineral constituiumaespécie mineral.
MINERALOGIA - CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Minerais constituem fases sólidas e são formados por átomos localizados sistematicamente e organizados tridimensionalmente.Características importantes: Composição Química e Estrutura Cristalina.
Estrutura cristalina: é o arranjo atômico de um mineral. Substâncias cristalinas: todas as substâncias químicas que possuem estrutura atômica ordenada e regular. Substância amorfa: substância que