Trabalho Geografia
Conflitos Armados no Brasil
Pau D’arco 18 de setembro de 2015
Colégio Estadual Ulisses Guimarães
Componentes: Clézio, Eduardo, Hudson, Renato e Tiago.
Conflitos Armados no Brasil
Trabalho apresentado a
Disciplina de Geografia, orientado pela
Professora Adriana, com o intuito de
Obtenção de nota parcial referente
Ao 3º bimestre.
Pau D’arco 18 de setembro de 2015
Conflitos Armados no Brasil
Se as partes beligerantes enxergarem organizações de ajuda como parciais, é menos provável que se consigamos acesso às pessoas que precisam de nós e é mais provável que sejamos atacados.
Uma das formas pelas quais podemos demonstrar nossa independência para os envolvidos no conflito é por meio da garantia de que todo o nosso financiamento para o trabalho realizado em zonas de guerra é privado, proveniente de pessoas físicas – não aceitamos doações de governos.
Resposta imediata
Conflitos, sejam eles guerras internacionais ou disputas internas, podem ter muitas consequências.
O medo da violência ou de perseguição causa deslocamentos de comunidades inteiras e os que ficam geralmente não têm acesso a cuidados médicos.
Geralmente, conflitos causam o aumento do número de ferimentos relacionados a trauma, mas também problemas para as pessoas que precisam de cuidados médicos normais, como complicações durante a gravidez ou doenças crônicas, como a diabete.
É comum que o estresse psicológico e as doenças mentais também aumentem. Infelizmente, a violência sexual também frequente em meio a conflitos.
Tentamos atender às necessidades das pessoas nesses contextos com médicos altamente experientes, enfermeiros e logísticos que oferecem cuidados médicos especializados e suporte.
Violência intensa
Durante períodos de violência intensa, nossas equipes, geralmente, têm de trabalhar com grande flexibilidade. Em 2011, com a violência contínua afetando as instalações médicas em Misrata, na Líbia, uma equipe de MSF teve de