Trabalho Geografia
Podemos dizer que a litosfera é basicamente a parte rochosa/sólida e superficial da terra, composta pela crosta dos continentes, crosta dos oceanos e também pela parte superior do manto terrestre. O relevo seria o conjunto dessas variadas formas da litosfera a quais se mudam devido fatores internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e externos (erosões da água, intemperismo, etc).
A litosfera abrange diferentes formas de relevo, sendo quatro principais: depressões, planaltos, planícies e montanhas.
Depressões
As depressões são caracterizadas por serem regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. São chamadas de depressões absolutas, aquelas que se situam em uma altitude abaixo do nível do mar. Quando são apenas mais baixas que as áreas em seu entorno, são chamadas de depressões relativas.
As crateras de vulcões desativados e provenientes da queda de asteróides são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
Planaltos
Os planaltos, também chamados de platôs, são caracterizados por terem superfície elevada, porém nem tão altas como as cadeias de montanhas e nem tão baixas quanto às áreas de planícies. É convencionado designar de planalto apenas as formações com altitudes maiores que 300 metros. Possuem o cume ligeiramente nivelado, geralmente por causa da erosão eólica ou das águas.
Os planaltos são classificados em três tipos diferentes, segmentados conforme as suas respectivas formações rochosas:
Planaltos cristalinos: são formados por rochas metamórficas e ígneas intrusivas (que se formaram abaixo da superfície).
Planaltos sedimentares: Como o próprio nome já indica, são formados por rochas sedimentares, onde predomina o processo de acúmulo de materiais.
Planaltos basálticos: São constituídos por rochas ígneas vulcânicas ou extrusivas, aquelas que se formam a partir da solidificação do magma na superfície, geralmente após a ocorrência de erupções.
Planícies
Uma planície é uma