Trabalho Geografia 2201
Saquarema 2015
Colégio Cenecista Professor Alfredo Coutinho
Geografia
Professor: Ricardo
Alunos: Alana, Douglas, Emilly, João Victor, Maria Victória, Nicholas, Otávio e Victória.
2201
Os Fusos horários e sua importância para as relações comercias entre os países
INTRODUÇÃO:
A Geografia tem um papel crítico de análise de todo o mundo e suas formas de expressão físicas e geopolíticas. Quando estudamos estas formas, não podemos esquecer o fuso-horário e sua importância para a vida de todos nós.
A relação entre Fusos Horários e sua influência nas relações comercias mundiais está ligada a Bolsa de Valores, já que a diferença no horário de abertura da bolsa de cada país influi nas "quedas" e "altas" da mesma e assim em toda economia mundial.
Nosso planeta possui uma forma esférica, por essa razão quando realiza o movimento de rotação uma parte fica iluminada pelo Sol, enquanto a outra fica escura. Na medida em que este movimento se realiza, as áreas que estavam iluminadas vão gradualmente perdendo sua luminosidade, ou seja, onde é manhã logo passa ser tarde, e assim por diante.
A Terra possui 360 graus, e o dia composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360 por 24, totalizamos 15 graus, o que corresponde a 60 minutos, ou seja, 1 hora. O movimento de rotação é responsável pelo surgimento dos dias e das noites. O homem instituiu horários distintos no mundo, e a partir daí foi inserindo o sistema de fusos horários.
O horário de verão é basicamente uma prática adotada em vários países do mundo para economizar energia elétrica.
FUSOS HORÁRIOS:
Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos através de uma reunião composta por representantes de 25 países em Washington, capital estadunidense, em 1884. Nessa ocasião foi realizada uma divisão do mundo em 24 fusos horários distintos.
Antes da implantação dos fusos, existiam diversos