Trabalho Genetica
O conceito de deriva genética foi tratado inicialmente em 1929 por Sewall Wright, um dos primeiros fundadores do campo da genética de populações. Dos mecanismos evolutivos é conhecida a seleção natural e a deriva genética. A seleção natural é bem conhecida ao contrario da deriva genética. “O processo da deriva genética deveria parecer familiar, a qual é, na verdade, outra maneira de analisar o efeito do endocruzamento em populações... Mesmo considerando-se um entrecruzamento ou como uma amostra aleatória de genes. O efeito é sempre o mesmo. Populações não produzem exatamente as suas constituições genéticas; há um componente aleatório na mudança de freqüência genética.” (Suzuki).
Deriva genética é a variação do genético das populações como conseqüência do acaso. É freqüentemente em populações muito pequenas,quando elas se separam de uma maior,ou seja, um pequeno numero de indivíduos chamados fundadores ao se deslocarem para outro habitat. Podem transportar apenas uma parte do fundo genético da população inicial. Assim certos genes podem ser fixados ou eliminados de uma população por simples acaso, e não por seleção natural.
Exemplo, suponha que você tem um alelo raro, um gene mutante só seu,em uma população.Desta maneira a freqüência deste alelo seria 1%,digamos que você tenha dois filhos e depois você morre.Pode acontecer de esse gene não ter sido passado para nenhum de seus dois filhos já que apenas metade de seus cromossomos vão para cada filho.Neste caso a freqüência deste alelo raro passou de 1% para 0% e foi eliminado do “pool” genético da população.Note que esse alelo fosse benéfico,por azar,ele não foi passado para a próxima geração,ele foi extinto por azar,por acaso ou seja,ele foi vitima da deriva genética. Pode também acontecer o oposto, o alelo ter a sua freqüência aumentada por acaso até que todos os