Trabalho geap
1ª aula
Universidade do Vale do Rio dos Sinos Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Bacharelado em Ciência da Computação Profa. Ana Paula Lüdtke Ferreira
Lógica w Lógica é o estudo dos argumentos w Objetivos na Ciência da Computação n n
Desenvolvimento de linguagens de modelagem e especificação com o objetivo de permitir o raciocínio sobre situações e sistemas; Desenvolvimento de argumentos sobre situações específicas, que possam ser validados ou refutados.
1
Argumentos w Todos os números racionais podem ser expressos como o quociente de dois números inteiros. Contudo, pi não pode ser expresso como o quociente de dois números inteiros. Portanto, pi não é um número racional. Evidentemente, pi é um número. Logo, existe pelo menos um número não racional.
Premissas e conclusões w Todos os números racionais podem ser expressos como o quociente de dois números inteiros. w Contudo, pi não pode ser expresso como o quociente de dois números inteiros. w Portanto, pi não é um número racional. w Evidentemente, pi é um número. w Logo, existe pelo menos um número não racional.
2
Exemplo de argumento w Se o avião chegar atrasado e não houver táxis no aeroporto, então João chegará atrasado para sua reunião. João não chegou atrasado à reunião, mas seu avião chegou atrasado. Portanto, havia táxis no aeroporto.
Outro exemplo de argumento w Se estiver chovendo e Maria não tiver levado sua sombrinha ela irá se molhar. Maria não se molhou, apesar de estar chovendo. Então Maria levou sua sombrinha com ela.
3
Comparando os dois n n
Se o avião chegar atrasado e não houver táxis no aeroporto, então João chegará atrasado para sua reunião. João não chegou atrasado à reunião, mas seu avião chegou atrasado. Portanto, havia táxis no aeroporto. Se estiver chovendo e Maria não tiver levado sua sombrinha ela irá se molhar. Maria não se molhou, apesar de estar chovendo. Então Maria levou sua sombrinha com ela.