Trabalho Gaspar
História
Por volta de 1835 começaram a chegar os primeiros imigrantes de origem germânica que influenciaram grandemente a cultura gasparense e impulsionaram o seu desenvolvimento econômico.
Em 1875 vieram os imigrantes de origem italiana contribuindo também com a formação cultural do gasparense. Em 1880 Blumenau foi elevada à categoria de cidade e Gaspar passou a ser seu Distrito.
Gaspar já pertenceu a São Francisco do Sul, Porto Belo, Itajaí e Blumenau. Durante quase 54 anos constituiu-se como 2º. Distrito de Blumenau. O município de Gaspar foi instalado em 18 de março de 1934.
Características Geográficas e Econômicas
População: 59.728 habitantes.
Eleitores: 40.332.
Área total: 386,35 km².
IDH: 0,832 elevado
PIB: R$ 1 062 528,274 mil
PIB per capita: R$ 19 429,27
Economia
No setor primário, Gaspar destaca-se na agricultura, e em especial no cultivo do arroz irrigado, produzido em todo o território do município. Ainda destaca-se a pecuária, principalmente na criação do gado de corte e leiteiro.
No setor secundário, por sua vez, destaca-se a indústria de alimentos, sendo Gaspar sede de uma das maiores empresas do Brasil, a Bunge Alimentos.
Já no setor terciário, Gaspar vem desenvolvendo um comércio forte, onde suas atuais condições são suficientes para atender as necessidades básicas da população.
Turismo
Atualmente Gaspar recebe cerca de 400 mil turistas por ano, atraídos principalmente por seus parques aquáticos, assim como pelo contato com a natureza.
Destaque para o Festival Brasileiro de Aeromodelismo – FESBRAER, considerado um dos maiores do mundo. Possui opções de hotéis de lazer e hotel fazenda totalizado 941 leitos.
Além de possuir o melhor hotel fazenda do país, a região conta com uma estrutura de receptivo off road que leva os turistas a um passeio repleto de momentos inesquecíveis.
Em meio às belezas naturais, o legado da cultura alemã convida para conferir o processo de fabricação do chope artesanal