trabalho gaby resumo cap 12
A origem da Teoria Estruturalista foi a sua oposição entre a Teoria Tradicional e a das Relações humanas. Pretendendo ser uma síntese dessas teorias. Necessitava visualizar a organização com uma unidade social, uma unidade grande e complexa, onde interagiam os grupos sociais e compartilhavam alguns objetos da organização, mas, que pode incompatibilizar com outros (maneira de distribuir lucros da organização).
Estruturalismo preocupa-se com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são suas características básicas.
A teoria estruturalista estuda o relacionamento entre ambas, buscando o equilíbrio entre as duas organizações formal e informal. A organização Formal refere-se geralmente ao padrão de organização determinado pela administração como o esquema de divisão de trabalho e poder de controle, regras e regulamentos de salários e controle de qualidade e a organização Informal refere-se ao relacionamento interpessoal ou seja as relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre o pessoal ou os trabalhadores, acima e além da formal (trabalham em equipe e são amigos). Estrutura é o conjunto de elementos relativamente estáveis que se relacionam no tempo e no espaço para formar uma totalidade. Em administração, a estrutura corresponde a maneira como as organizações estão organizadas e estruturadas. A sociedade de organizações concentra-se na sua estrutura interna e na interação com outras organizações. As organizações são concebidas como unidades sociais intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetos específicos.
Elas são caracterizadas por um conjunto de relações sociais estáveis e deliberadamente criadas com a explícita