trabalho gaal
Histórico
Dado uma reta diretriz e um foco, é possível traçar todos os pontos cuja distancia à reta seja igual à distancia ao foco.A curva formada pelo conjunto desses pontos é chamado de parábola.
Algebricamente, a parábola é representada por uma equação do segunda grau (F(x)=ax²+bx+c),e geometricamente ela pode ser vista como a intersecção de uma superfície cônica e a um plano paralelo a uma linha geradora do cone.
Oscar Niemeyer disse "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein", sendo ele um Carioca, e considerado um dos nomes mais influentes da moderna arquitetura do Brasil e do mundo, onde o traço marcante de suas obras eram as parábolas. Como exemplos temos a casa do contador que é uma das obras que mais representa esse seu estilo, temos também a Igreja são Francisco de Assim, em Belo Horizonte, considerada a obra-prima do conjunto arquitetônico da pampulha.Mais uma vez notável o uso de parábolas em suas obras. Outro famoso exemplo é o sambódromo da marquês de Sapucaí, inaugurado em 1984.
Mas Niemeyer não é único arquiteto brasileiro que se utiliza destas curvas, a ponte Juscelino Kubtschek, criada por Alexandre Chan em 2002.E essa é só uma das milhares de pontes que foram criadas por parábolas. Conclui-se então que a parábola tem grande proporção quando o assunto é engenharia ,citado apenas na civil, mas quando estudado afundo encontra-se também em mecânica, física, produção e etc.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
A PARÁBOLA NA ENGENHARIA
Karolina Isabela Correa-527335
Engenharia civil/Noite
2ºPeriodo