Trabalho G1 Pr Mordios
3849 palavras
16 páginas
Faculdade Campo RealOS PRIMÓRDIOS DA
ARQUITETURA
Ana Paula De Melo .
Claudia Loss Weidlich.
Joice Lachowski.
Maria Eduarda Chami.
Nathalie Schimidt Krieger.
Pâmela Postingher
OS PRIMÓRDIOS DA ARQUITETURA
Os primeiros homo sapiens refugiavam-se nos lugares que a natureza lhes oferecia, podendo ser em aberturas nas rochas, cavernas, grutas ao pé de montanhas ou até no alto delas.
Caverna de LASCAUX - França
OS PRIMÓRDIOS DA
ARQUITETURA
Os primeiros assentamentos humanos surgiram a partir da necessidade de uma assistência mutua na caça, coleta de alimentos e proteção.
As mais antigas cabanas foram descobertas na Ucrânia e são por volta de 14.000 A.C.
A maior delas construída é formada por ossadas de mamutes e toras de pinheiro com revestimento de peles de animais.
Perto de Moscou foram encontradas cabanas semelhantes as anteriores, mas abertas no topo para que a fumaça da fogueira pudesse sair.
OS PRIMÓRDIOS DA
ARQUITETURA
As escavações sugerem que as comunidades maiores surgiram muito depois das primeiras. Os assentamentos urbanos dependiam dos excedentes agrícolas, que permitiria o surgimento da divisão de funções e uma hierarquia social. As mais antigas comunidades são
Jericó, Jerusalém e Çatal Hüyük, atual
Turquia, elas eram fortificadas com muralhas de pedra de cerca de 8 metros de espessura em todo seu entorno.
Çatal Hüyük tinha um diferencial as casas eram todas unidas, não havendo ruas, o acesso a elas era pela cobertura, e paredes mais altas eram feitas para abrir janelas para ventilação, as casas externas faziam o papel de muralha sendo considerada uma cidade desprotegida.
OS PRIMÓRDIOS DA
ARQUITETURA
▪ No oeste europeu a arquitetura era mais voltada as construções megalíticas, muitas edificadas como observatórios ou túmulos comunitários para as classes privilegiadas, são de alvenaria de pedra seca (pedras assentadas sem argamassa). ▪ A Irlanda é rica em túmulos megalíticos, possui mais de 500 sítios arqueológicos. Essas
construções