trabalho fundamentos teorico- metologico serviço social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL
POLO SÃO LUIS
Kássia Raquel da Silva Rocha. RA 402887
Margareth Dos Santos Sousa. RA 398911
Olinda Iramar Santos dos Passos. RA 398530
TRABALHO DE FUNDAMENTOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
Tutor: Maria Laura Santos
SÃO LUI S – 21.04.2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo rever o movimento de reconceituação do serviço social. Procurando identificar o serviço social no Brasil suas origens e marcas vinculadas a Igreja Católica e os movimentos delas decorrentes, adotando como instrumental de analise o enfoque marxista. Ressaltando os componentes básicos do desenvolvimento de reconstituição; as criticas tradicionais, e o esforço de construção de uma teoria, movido pelas pressões sociais e mobilizações dos setores populares, marcados pelas desigualdades de classes e das questões sociais em face ao acumulo do capitalismo. A historia do Serviço Social se constitui num processo que articula conservação e renovação.
2.0 RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Serviço Social no Brasil tem suas origens vinculadas à doutrina da Igreja Católica que surge como desdobramento da ação social e da ação católica da igreja. Está relacionado às profundas transformações econômicas e sociais que atravessam a sociedade brasileira.
As primeiras escolas de Serviço Social são fundadas por grupos cristãos. Serviço Social brasileiro procurou apropriar-se da metodologia de trabalho americano, e introduziu nos currículos das escolas o Serviço Social de caso, de grupo, organização social da comunidade, Serviço Social de comunidade, e posteriormente desenvolvimento de comunidade.
Os primeiros passos para o movimento de reconceituação foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de prática desenvolvimentista.
Grandes projetos foram implantados com o apoio de instituições públicas (SUDENE, SUDAM, SUDESUL) e por