Trabalho Fundamentos Da Educac A O RESUMO 01
A partir da Modernidade, a pedagogia ganha status de objeto do saber científico.Com isso, a educação moderna ocupa cada vez mais o papel de primeira importância na sociedade.
Com o surgimento do Estado nacional e com a ascensão da burguesia, a educação assumiu um caráter mais laico e liberal. O Estado é que tomará conta da educação, e esta, por sua vez, pro- moverá seus fins. Em contrapartida, a libertação das correntes me- dievais tornou atual a questão da formação pessoal do indivíduo. A Modernidade apresentou-se como uma época acentuadamente contraditória em termos políticos, econômicos, sociais, culturais e pedagógicos. Com base nesse caráter contraditório, ela desenhou a sua própria gênese dialética, tentando encontrar a almejada sín- tese.
OBJETIVO: instaurar uma nova situação histórica que propiciasse na criação de um mundo novo e cheio de esperança. A necessi- dade inventar um modelo novo ou uma nova mundividência que suprisse as necessidades e os anseios dos homens novos
O Renascimento representa marca o início da época moder- na, ele foi marcado pelo progressivo rompimento dos paradigmas econômicos e políticos, vigentes no modelo estático da época me- dieval. Cabe dizer que a Modernidade foi fruto de uma revolução multifacetal: econômica, política, social, ideológica, geográfica e, não por último, pedagógica.
grande desafio diante da educação, à qual se atribui a missão pedagógica de produzir o homem novo, apto a compreen- der, aceitar e atuar nos novos modelos e paradigmas.
As- sim, pode-se entender que, segundo a visão renascentista, o ho- mem é o que faz de si mesmo, e não aquilo que tinha herdado via sangue nobre, isto é, propriedade ou status.
O homem novo exigia novo modo de vida, novos desafios e conquistas. Antes de tudo, ele preocupava-se com a felicidade terres- tre, tendia aos prazeres sensíveis e queria uma vida cheia e plena. O homem de então descobriu o mundo para si, fazendo que o mundo do