Trabalho Frederico Lulismo
Unifan
Mariana Alberto de Andrade
Raízes sociais e ideológicas do lulismo
Aparecida de Goiânia
2014
“O cientista político André Vitor Singer, crítico do que chamam de “lulismo” revela e faz a seguinte crítica: O modelo lulista é um modelo que implica em não confrontação com o capital” nessa frase é cabível dizer que o autor está a favor do partido trabalhista (PT), onde Luís Inácio Lula da Silva foi presidente.
O autor revela que a ideologia de mandato não muda, ele define que o lulismo lembra a liderança de Luís Bonaparte onde quem estava no poder ajudava a classe mais pobre sem afetar a classe mais rica. A classe baixa esta voltada para Lula, pois suas propostas seduziam-na porque Lula fazia promessas fáceis de casa e comida.
Nas eleições de 2006 o Brasil se dividiu entre pobres e ricos, e em seu mandato visou sempre os pobres, dando-lhes Bolsa Família, e a maioria mulheres de renda baixa, afinal são as mães que recebem o beneficio. E segundo Coimbra a importância da Bolsa Família não deve ser subestimada e nem exagerada. Então mais uma vez isso mostra que realmente até em citações que André o crítico do lulismo está a favor do PT.
Mas deixa a desejar o partido esquerdista, a esquerda foi incapaz de dar a direção ao subproletariado, uma classe particularmente difícil de organizar, a menos que organizado pelo movimento MST- Movimento dos Sem-Políticos. Conclui André Singer que “Árbitro acima de classes, o lulismo não precisa afirmar que o povo alcançou o poder ou que os dominados comandam a política”.