Trabalho Formal e Informal no Brasil
THALES WAGNER
3º TÉCNICO ADMINISTRAÇÃO “A”
TRABALHO FORMAL E INFORMAL NO BRASIL
Trabalho apresentado como avaliação parcial do segundo bimestre na disciplina de História, com valor 3,0. Sendo 1,0 para a estrutura e 2,0 para o conteúdo, a pedido do professor.
NOVA ESPERANÇA
19 DE JUNHO DE 2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho analisaremos como se desenvolveu o trabalho formal e informal. No capitulo 1 desenvolveremos a idéia de trabalho formal, que e conceituado como o serviço prestado dentro das normas da constituição das leis trabalhistas, vou falar sobre os direitos e deveres do patrão e do colaborador. Trabalharemos a influência e acompanhamento do governo, aos funcionários admitidos e demitidos, que interferem na economia. No capitulo 2, tratarei sobre o trabalho informal que e a relação de trabalhadores que não segue as normas da lei trabalhistas mesmo influenciando na economia, eles não desfrutam dos direitos regulamentados pela lei. E vou fechar o capítulo falando sobre o crescimento do trabalho informal.
CAPÍTULO 1
TRABALHO FORMAL
Desde o Neolítico quando surge a propriedade individual, a sociedade esta dividida em proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho. Muitos séculos de exploração e desigualdade precederam. No Brasil a situação dos trabalhadores só melhorou durante a industrialização, com o descontentamento dos operários, a classe trabalhadora consegue a atenção do Estado. A partir do início do Estado Novo até 1943 um conjunto de juristas trabalharam para criar uma legislação trabalhista nomeada como Constituição das Leis Trabalhistas (CLT) que regulamenta as relações de trabalho, como intuito de amenizar a desigualdade entre trabalhadores e empregadores.
A relação de emprego, conforme a CLT, é entendida como a interação entre um individuo ou coletivo, que assume os riscos da atividade econômica e uma