Trabalho Forma O De Impress Es
Segundo Georges Henry Luquet (1876-1965), identificamos no desenho que a fase em que a criança se encontra é a Realismo Fortuito, ou, Garatuja.
A primeira forma do desenho não parece imitativa e participa ainda de um jogo puro, porém de exercício: são as garatujas a que se entrega a criança de 2 a 2 1/2 anos, quando lhe fornecem um lápis. Não demora, porém, que o sujeito cuide reconhecer formas no que garatuja sem finalidade, de tal sorte que tenta, logo depois, repetir de memória um modelo, por menos semelhante que seja a sua expressão gráfica do ponto de vista objetivo: a partir dessa intenção o desenho é, portanto, imitação e imagem.
Características no desenho:
1. Narração gráfica do tipo sucessiva, onde são reunidos elementos pertencentes a diversos momentos da história em um único momento ilustrado.
2.
Segundo Jean Piaget (1896-1980), identificamos no desenho que a fase em que a criança se encontra é a Pré-Esquematismo (Pré-Operacional)
Com três anos de idade a criança já atribui significado ao que desenha fazendo riscos na horizontal, vertical, espiral e círculos apesar de não nominar o que faz. Com relação ao uso das cores em suas produções, ela ás vezes pode usar, mas não há uma relação forte com a realidade, pois depende do interesse emocional já que os elementos são dispersos e não relacionados entre si.
Características no desenho:
1. Riscos desprovidos de controle motor.
2. Riscos na horizontal, vertical, espiral e círculos.
3. Diversas cores em elementos dispersos e não relacionados em si.
4. A criança ignora os limites do papel e mexe o corpo todo para desenhar.