Trabalho fisiologia
Diabetes mellitus (DM) é uma condição na qual o pâncreas deixa de produzir insulina ou as células param de responder à insulina que é produzida, fazendo com que a glicose sanguínea não seja absorvida pelas células do organismo e causando o aumento dos seus níveis na corrente sanguínea.
A insuficiência renal crônica é uma deterioração progressiva e irreversível da função dos rins, que o impossibilita de realizar suas múltiplas funções de maneira satisfatória, desencadeando uma série de sinais e sintomas em todo o organismo.
• O rim tem três funções básicas: FUNÇÃO HOMEOSTÁTICA - manutenção do volume e composição do líquido extracelular; FUNÇÃO EXCRETORA - eliminação dos produtos finais do metabolismo celular; FUNÇÃO ENDÓCRINA - secreção e modulação metabólica de alguns hormônios.
ANATOMIA DO SISTEMA RENAL
[pic](3)
O Sistema renal é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior.
Os rins, e outros órgãos associados a ele, Ureteres, Bexiga Urinária e Ureta são responsáveis por esse sistema. Os rins são um par de órgãos, castanho-avermelhados, localizados no plano retro peritoneal, sobre a parede posterior do abdômen. (1)
O Rim apresenta três funções básicas: • Função Homeostática: manutenção do volume e composição do líquido extracelular;
• Função Excretora: eliminação dos produtos finais do metabolismo celular;
• Função Endócrina: secreção e modulação metabólica de alguns hormônios; (3)
Cada rim contém aproximadamente um milhão de néfrons, e cada néfron é capaz de formar urina, porém são unidades funcionais independentes. Os néfrons consistem em um glomérulo contendo as arteríolas aferentes e eferentes, cápsula de Bowman, túbulo contorcido distal e dutos coletores. (2)
O glomérulo é composto de três camadas