TRABALHO FISICA PRONTO
Conservçao da energia mecânica movimento bidimensional
Criciúma
Dezembro/2014
CONSERVAÇAO DA ENERGIA MECÂNICA
Objetivo
Verificar o princípio da conservação da energia mecânica, determinando a velocidade de lançamento da esfera no pêndulo balístico.
Introdução
A energia mecânica de um corpo é igual a soma das energias cinética e potencial. Então: Em=Ec+Ep
Onde “Em” é energia mecânica, “Ec” é energia cinética, e “Ep” é energia potencial. A energia cinética está relacionada com o movimento do corpo, quando o corpo está parado a energia cinética é nula pois a velocidade também é nula, quando o corpo está em movimento a energia cinética acompanha o modulo de velocidade, quanto maior for a velocidade maior será a energia cinética.
Energia Potencial é a energia que pode ser armazenada em um sistema físico e tem a capacidade de ser transformada em energia cinética. Energia potencial é a energia contida num objeto, tomando em consideração a sua localização. É uma energia que fica “adormecida” num objeto e essa força só será despertada a partir do trabalho, sendo que quando ele ocorrer a energia potencial será transformada em outra energia. Existem mais de uma forma de força potencial. São as chamadas: energia potencial gravitacional, energia potencial elástica e energia potencial elétrica.
Materiais utilizados
Pêndulo balístico;
Trena;
Esfera Metálica.
Procedimento experimental
Ao ser projetada a esfera pelo pêndulo balístico foi medido a quantos graus ela alcançou o lançamento. Após a verificação conseguimos calcular a distância que ela percorreu do ponto inicial até o ponto final, através do ângulo que obtivemos e da altura da haste que foi medida.
Resultados:
A tabela 1 mostra os números de lançamento e os ângulos obtidos pelo pêndulo balístico.
A medida realizada com uma trena da haste do pêndulo balístico foi de 0,293m.Com ajuda do ângulo obtido conseguimos calcular a distância