Trabalho final
Débora Ribeiro dos Santos
Glícia Regina Braga
EMPRESA FAMILIAR:
RESTAURANTE ARMAZÉM DE MINAS
Trabalho apresentado à disciplina Psicologia, Trabalho e Organizações do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – COREU.
Professor Álvaro Emílio Guimarães
Belo Horizonte
1°/2015
2) Identificar: variabilidade, carga de trabalho.
Sr Júlio relata que trabalhou em diversas áreas desde novo. Quando entrou na Siderúrgica L, Sr Júlio entrou como porteiro e passou por alguns cargos, até chegar ao nível de mecânico de compressores. Nesse cargo, passou a executar tarefas diversas em relação aos compressores, como a manutenção dos mesmos, além da verificação dos níveis de óleo, água e temperatura, bem como manutenção de outros equipamentos diversos da siderurgia. A variabilidade é vista nas diversas formas de realização do trabalho, que eram ser realizadas na sala onde os compressorem ficavam. Quando um compressor estragava, Sr. Júlio deveria fazer o conserto no mesmo local, enquanto os outros compressores continuavam ligados e funcionando. Logo, a variabilidade existente no caso de Sr. Júlio era praticamente nula.
Em relação à carga de trabalho, Sr. Júlio relata que sempre precisou se esforçar muito em relação às atividades desenvolvidas por ele, visto que a empresa exigia muito do serviço e existiam poucos profissionais capacitados para o cargo, inclusive de auxiliar. Além disso, ele relata que as condições para a realização do trabalho eram quase nulas, pois trabalhava de forma excessiva, passando muitas vezes do horário o qual deveria sair, em ambientes com barulho excessivo, com temperatura acima do normal e do esperado, gerando muitas vezes acidentes de trabalho – como desmaios relatados por ele –, dores de cabeça, estresse e desconforto para a realização das tarefas.