TRABALHO FINAL Introducao A CRIMINOLOGIA CAMILLA METZKER
699 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SATRABALHO FINAL DA DISCIPLINA˸
INTRODUÇÃO A CRIMINOLOGIA
ALUNA˸ CAMILLA METZKER DE BRITO
MATRICULA˸ 201310094111
Ao final da Segunda Guerra Mundial, com o famoso jurista Benjamin Mendelsohn, nasceu os primeiros estudos acerca da vitimologia. A partir do aprofundamento do estudo relacionado ao modo como as vítimas agem e pensam, houve o início ao que chamamos hoje de Vitimologia. A Vitimologia é considerada uma matéria cujo objeto é basicamente a vítima e tem como foco o estudo de fenômenos em que elas são atreladas, ou seja o estudo dessa matéria tem o importante papel de analisar e vislumbrar a vítima em todos os seus ambitos, para daí criar classificações que ajudem a remediar e reprimir por sua vez o fenômeno do delito. Vale ressaltar, que o aprimoramento de estudos acerca da Vitimologia teve sua eclosão na elaboração da Declaração dos Princípios Básicos de Justiça relativos às Vítimas da Criminalidade e de Abuso de Poder, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução n. 40/34, de 29 de Novembro de 1985.
Se até aqui temos falado de vitimização ao nível individual, devemos ainda levar em conta, que existe vitimização em nível coletivo, sendo esse tipo de vitimização ligada a determinados grupos e que costumeiramente é bem mais complexa que ao nível individual. Essa vitimização dentro de grupos sociais está muito presente aqui no Brasil, e suas origens se relacionam com diversos fatores que lhes servem de estopim, quer estejam ligadas a situações históricas raciais, quer relacionadas ao fator economia, ou ainda relacionados a causas.
Podemos citar o caso dos jovens do sexo masculino com idades variando entre 15 a 24 anos, onde por diversas vezes são vistos em páginas policiais e conforme o Mapa da Violência do ano de 2012 publicado pelo estudioso Julio Jacobo Waiselfisz (2012 p.62) esse grupo é de certa forma vitimizado quando há o envolvimento com gangues e uso de drogas. Também de extrema