Trabalho final experimentos Cristiano Marcelo
Marcelo Sippert Motta, John Deere, MottaMarceloS@JohnDeere.com
Cristiano de Paula Villanova, Fras-le, cristiano.villanova@fras-le.com
Resumo
Este experimento apresenta um estudo feito sobre a usinagem de uma peça estrutural de trator agrícola em ferro fundido nodular ASTM A 536-8, grade 65-45-12, buscando a melhor combinação entre Velocidade de Corte, Profundidade de Corte e Ferramenta, para otimizar os valores de Vida Mínima Útil da Ferramenta e Custo de Usinagem. O experimento foi planejado sobre o Método de Superfície de Resposta (MSR) e realizado dentro de ambiente produtivo da John Deere Montenegro, fábrica de Tratores.
Palavras chaves
Custos de Usinagem, vida de ferramenta, MSR
1. Introdução (2 pgs)
O cenário competitivo que as empresas se deparam tem conduzido as diversas organizações a aprimorar a qualidade de seus processos, produtos e serviços oferecidos, sem perder de vista a compatibilidade dos níveis de excelência com os custos mais apropriados possíveis. A preocupação em atuar simultaneamente sobre a qualidade e o custo de cada processo obriga as organizações a utilizarem técnicas não triviais de planejamento e melhoria da qualidade. Para atingir tais objetivos, muitos processos têm utilizado a modelagem experimental combinada com métodos de otimização. Modelos matemáticos podem ser construídos a partir da observação e experimentação planejadas. Esta estratégia observacional é conhecida como Metodologia de Projeto de Experimentos (DOE, do inglês Design of
Experiments). Um dos modelos mais dinâmicos usados em experimentos é o Método de
Superfície de Resposta (MSR), que envolve uma série de técnicas orientadas à análise de experimentos planejados de modo a gerar informações suficientes para a modelagem das respostas de interesse através de superfícies n-dimensionais.
A John Deere do Brasil, unidade de Montenegro, fábrica de tratores agrícolas, possui como uma de suas atividades