trabalho final didatica
Cada vez mais a profissão marca a vida de uma pessoa, na carreira de um professor não é diferente. Junto com sua profissão está sua ética não há como separar uma da outra. O professor tem uma influência muito forte na vida de um aluno, sua ética será absorvida, queira ou não queira, não tem como ser ético no trabalho e não ser fora dele, ética é uma questão de ter ou não ter.
A ética de um professor deve estar acima de sua teoria, didática, métodos e conhecimento. Então o seu discurso deve estar de acordo com a sua prática de vida.
PLANEJAMENTO
Planejamento é algo que sempre esteve na vida do ser humano, não saímos de casa sem planejar consciente ou inconscientemente, quando se traz esse assunto para a vida de um professor e seu aluno existem alguns pontos a serem analisados. Todo planejamento deve estar dentro da realidade e ao mesmo tempo executável, sempre tendo em mente que poderá sofrer mudanças para que se alcance os objetivos. Todo planejamento passa por três fases importantes que são: preparação, desenvolvimento e aperfeiçoamento.
TIPOS DE PLANEJAMENTO
Plano de curso: o que será realizado em todo o ano letivo.
Plano de ensino: divisão dos conteúdos e horários do plano de curso.
Plano de aula: o que o professor vai utilizar em seu dia-a-dia, qual material será levado em sala, atividades, o que melhor se encaixa para a aula.
A ORIGEM DA DIDÁTICA
O nome que influencio o início da didática foi Commenius ao escrever Didáctica Magna, escrita no século XVll, para ele o aluno aprende através da experiência, observação e prática, que foi um novo conceito para sua época, onde o aluno apenas memorizava e decorava conteúdo.
A partir daí a didática foi evoluindo até os dias de hoje, no brasil existem várias tendências como esta apresentada em ordem na tabela a seguir:
NOME
PROFESSOR
ALUNO
MÉTODO
Tradicional
Figura central
Receptor passivo
Memorizarão
Renovadora Progressista
Facilitador
Figura central
Prática, só aprende fazendo