TRABALHO FINAL DE TEORIA DA ADM
1- Introdução
Este trabalho apresenta as vantagens e desvantagens do veículo novo e usado e pesquisas realizadas sobre o que acontece quanto à opção do cliente.
Apresenta também análises dos resultados do setor de autopeças, se houve nesse período de queda do IPI, menor procura de peças para carros usados.
Sua principal inovação consiste em apresentar os conceitos articulados da empresa com a redução do imposto.
Foi selecionada a empresa Auto Peças Venda Nova por estar ligada diretamente com os que sofreram com a queda do IPI.
É um estabelecimento em que se comercializam peças de manutenção de automóveis e devido a queda de procura dessas peças, foi necessário uma mudança na reposição de peças, na escala de funcionários, nos preços e na forma em que a empresa administra os gastos.
Trabalhando em cima da queda do IPI, pode-se afirmar que prejudicou este setor em modo que o precisou passar por mudanças para a melhora da empresa. Essa reestruturação gerou corte de gastos, fornecendo lucro para a empresa.
1.1 Problema de pesquisa
Segundo o ministério da fazenda, além de apresentar o contexto da queda do I.P.I. (Imposto de Produto Industrializado), foi prorrogado até 31 de outubro de 2014 com a intuição de aquecer a economia nos aspectos empregatícios (função de gerar mais empregos, para gerar gastos e impostos); aspectos econômicos (aquecer a venda de automóveis, enquanto o governo arrecadar mais impostos, retorna o dinheiro em mão de obras e melhorias para o país na área da saúde, educação, investimento em novas tecnologias e melhorias públicas).
Chega-se a se estimar que cerca de 800 milhões de reais serão arrecadados pelo governo apenas com essa categoria.
Como o IPI influenciou na opção do consumidor na compra do veículo?
1.2 Justificativa
É de importância acadêmica, social e organizacional as análises realizadas sobre a influência do IPI no mercado que atinge diretamente a