trabalho final de mangal
Os mangais são formações características de plantas litorais que ocorrem ao longo das costas tropicais e subtropicais que habitam uma área sujeita ao regime de marés em litorais planos que encontra distinções sinónimas como “florestas costeiras”, florestas das marés” e “ florestas de mangais.FAO (1994). Este trabalho apresenta a distribuição do mangal no panorama mundial, a nível do continente africano e de forma minuciosa a extensão do mangal no território moçambicano com uma descrição detalhada para uma área específica do território nacional moçambicano (Costa do sol, Bairro dos Pescadores), o valor ambiental, socioeconómico e cultural do mangal nesta área, os níveis de uso e reposição por parte das comunidades e as consequências da sua destruição para o ambiente litorâneo.
2. Objectivos
2.1.Objectivo geral
Estudar a distribuição do mangal a nível mundial, do continente africano, de Moçambique e avaliar interação homem-mangal e mangal-ambiente no bairro dos pescadores; costa do sol (Maputo).
2.2. Objectivos específicos
* Identificar as zonas da distribuição do mangal no mundo, África e Moçambique.
* Explicar as relações entre o Homem e a vegetação do mangal assim como as consequências trazidas por essas relações para o ambiente litorâneo no bairro dos pescadores, Costa do sol em Maputo.
3.Metodologia
Para a realização deste trabalho foram seguidos os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, observações indirectas e directas de aspectos relacionados com a distribuição de mangais.
3.1.Pesquisa bibliográfica
Primeiramente o grupo adquiriu um leque de conhecimentos, com base na consulta de artigos de organizações