TRABALHO FINAL ARISTOTELES
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR
Departamento de Educação e Sociedade (DES)
Licenciatura Plena em Pedagogia
Professor Doutor Aristóteles Berino
ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO
RODRIGO ARAUJO DE ASSIS
NOVA IGUAÇU, JULHO DE 2014.
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Estudos Cultural e Educação, do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, na Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro – Instituto Multidisciplinar. Prof. Dr. Aristóteles Berino
NOVA IGUAÇU – 2014
O livro “O livreiro do alemão” de Otávio Jr. conta a história do próprio autor, morador de uma favela do Complexo do Alemão, que achou um livro no lixo. Ao iniciar a leitura do livro, ele se apaixonou pela leitura e não parou mais. Juntamente com a paixão pelos livros e pela leitura, nasceu em Otávio a vontade de fazer algo pelas crianças de sua comunidade. Ele iniciou um projeto de leitura voltado para o público infantil.
Começou no quintal de sua avó contando histórias para as crianças próximas de sua casa e percorreu uma longa jornada até a conquista de patrocínios e publicação de seus livros infantis. Num primeiro momento o livro surpreende pela linguagem que o autor utiliza.
Esta se assemelha como que uma pessoa contando a história para nós. A simplicidade das palavras torna a história (que é a vida do próprio autor) tão próxima que sentimos as mesmas emoções que o protagonista.
Outro ponto é o sentimento que a história passa de que não há barreiras para a leitura e o aprendizado. Um menino de origem humilde, num lugar humilde e em uma situação inusitada encontra um livro que seria o pontapé inicial para uma vida cheia de
fantasias