Trabalho Final alimenta o escolar 2014
IEDA MARIA MOREIRA DAL PRÁ
(Tutora)
CURSISTAS:
CRISTIANE MARIA ROCZNIESK
MARAÍSA MOREIRA DOS SANTOS
MIRELI SANTOS ROSALVO
A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE NOVA LONDRINA
Trabalho Final de Conclusão do Curso Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE no âmbito do Programa Formação pela Escola.
RESUMO
O presente trabalho descreve sobre o tema PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), tendo princípios e diretrizes determinadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC, órgão responsável pela assistência financeira do PNAE, que foi implantado em 1955, sendo o maior programa de alimentação em atividade no Brasil, conta com repasses de recursos do Governo Federal. Este programa passou a ser gerido de forma descentralizada, ou seja, ficou a cargo dos estados e municípios para a aquisição dos alimentos que compõem a merenda escolar, garantindo, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil ao ensino médio matriculados em escolas públicas. Sendo que, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é que 30% da verba recebida pelo Estado sejam para a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.
Como os produtos repassados as instituições são provenientes de pequenos agricultores, isso garante uma maior qualidade dos produtos, além da grande diversidade em oferta em alimentos. Os alunos demonstram estar satisfeitos com a variedade do cardápio servido nas escolas, esse fator representa uma grande importância para frequência contínua dos alunos na escola, evitando o problema da evasão.
O município de Nova Londrina tem-se destacado com a formação de um grupo para o fornecimento destes diversos alimentos que compõem tal cardápio, garantindo renda a pequenos agricultores, oferta de alimentos frescos e saudáveis nas escolas e boa alimentação a alunos que são beneficiados com, e pelo Programa.