Trabalho final - agente de leitura
Cursista: Zilda Maria Oliveira
Módulo 5 -Trabalho Final
Repetindo muitos teóricos, a leitura amplia a visão, abre as portas da imaginação e é a principal ferramenta de desenvolvimento da compreensão dos textos em todas as suas formas. Muito pouco se tem feito pelas bibliotecas públicas, elas tem sido usada não apenas como castigo para os alunos, mas também para encostar funcionários que não conseguem desenvolver outras atividades. Para o sucesso desse programa nas escolas, a biblioteca precisa de funcionários que realmente gostem da leitura e que tenha um pouco de conhecimento sobre livros, autores, gêneros textuais, etc.
Pontos fracos da Biblioteca da Escola: Não tem uma espaço próprio para a biblioteca, atualmente funciona em uma sala que em 2013 será utilizada como sala de aula; Uma biblioteca voltada especialmente para crianças e juvenis não poderia faltar coleções como a do Monteiro Lobato e os livros da Série Vaga-lume; Se não tem uma sala própria, não há como organizar um ambiente agradável e totalmente voltada ao prazer da leitura; Falta de um sistema de catalogação e controle de empréstimos de livros; Falta um agente de biblioteca que fique tempo integral na mesma.
O que pode ser feito: Construção de uma sala para biblioteca (SEED); Profissional exclusivo para a biblioteca (SEED); Sistema de Catalogação (já está sendo implantado pela SEED); Reinvindicar mais coleções (SEED, Comunidade e Parcerias); Capacitar o profissional da biblioteca com oficinas, palestras, seminários, cursos em EAD, que despertem a criatividade do Agente de Biblioteca e também permita ampliar seus conhecimentos não apenas sobre livros e literatura, mas da cultura como um todo, principalmente os funcionários do interior que não tem acesso ao teatro, museus, cinemas, feiras de livros, etc. Criar um ambiente na biblioteca, além das tradicionais mesas para pesquisa,