Trabalho Filosofia
Nicolai Hartmann
Ética e Moral muitas vezes são usados como sinônimos, onde muitas pessoas não sabem qual a diferença entre esses dois termos. Sabe-se que ética vem do grego “ethos” que tem como significado, modo de ser, comportamento. Moral vem do latim “mos mor” que tem como significado costumes. Segundo Émile Durkheim a moral é algo anterior a sociedade, é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem no meio ao qual ele pertence, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano a qual a pessoa está submetida.
Ética é definida como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação a outros homens perante a sociedade a qual ele vive, garantindo com isso o bem-estar social de todas as pessoas da sociedade.
A palavra direito vem do latim “directum” que tem como significado regra, direção. Ética e direito estão de certa forma ligados, pois como já foi explicado em ética, o homem deve conviver bem na sociedade a qual ele pertence e o direito deve cuidar impor suas ordens, suas regras e fazer com que essas sejam cumpridas para que haja harmonia entre as pessoas de uma sociedade. Segundo Rousseau a liberdade é direito e dever de todo ser humano e quem não luta por sua liberdade não está correto do ponto de vista ético.
Para Rousseau não há liberdade sem ética e nem ética sem liberdade, sendo que uma necessita da outra, para que haja harmonia entre as pessoas de uma sociedade. Apesar do ser humano sofrer tantas influências do mundo externo que não são virtuosas, ser muitas vezes impedido de mostrar sua opinião, este ainda possui uma possibilidade de escolha, podendo agir conforme seus conceitos morais e éticos.
Sabe-se que virtude tem origem do latim virtus que tem como significado força ou qualidade essencial. Com base na ética, ela tem como significado realizar