Trabalho Filosofia
Questão I
Compte-Sponville em seu texto nos leva a um entendimento da filosofia de forma que a entendemos como uma ampla reflexão sobre os saberes disponíveis. A filosofia, que se faz por discursos e raciocínios, não vem a ser a certeza nem a dúvida mas o próprio pensamento, o ato conciente de questionar e problametizar quaisquer questões, inclusive as ciências e tudo aquilo pontuado com definições. Por função a filosofia tem a capacidade de validar o saber, trabalhando de forma reflexiva numa prática discursiva e razoável sobre todas as questões, já que para tudo é incerto.
Detalhando um pouco mais Compte-Sponville nos diz que a "filosofia se faz com palavras, mas com palavras mais frequentemente designam idéias gerais, noções, conceitos. Faz-se com raciocínios, mas que tedem a uma verdade necessária ou universal, e não ao estabelecimento de um fato contingente ou uma verdade singular. " Isso nos mostra que a reflexão filosofica busca estar próxima do coerente muito embora ainda tente ampliar horizontes e afastar barreiras. Segundo próprias palavras do autor "é uma prática teórica que excede os limites de todo conhecimento. Filosofar é pensar mais longe do que aquilo que se sabe e do que aquilo que se pode saber." É ir além, é um exercíco mais que uma criação, é uma prática muito mais que uma obra.
Para filosofia, ceticismo e dogmatismo não estão em pé de igualdade. Não pertencente a ninguém, todos tem o direito a ela, já que todos necessitam dela, mas só na medida da razão e da abstração de que são capazes.
Questão II