trabalho filosofia
As forças históricas são um imperativo para a condição humana e é vista como uma trama que determina as condições nas quais, dialeticamente homens criam e recriam seus destinos. A história não fala do passado, nem se atém ao ocorrido, porque sua perspectiva age condicionando a co-existência humana no hoje e no amanhã, a partir das ações do passado. Toda vez que uma ação humana se projeta para intervir sobre o mundo, condiciona-o a ser diferente do que era até então, e é exatamente esse condicionamento da realidade das coisas que passa a determina as condições nas quais se vive no presente e se viverá no futuro.
Não há como pensar o direito sem pensar em suas tramas, condicionadas a partir de perspectivas históricas, nas quais se movimenta.
Os valores se manifestam nas coisas valiosas e se revelam na experiência, através da história. São então algo que o homem realiza em sua própria experiência e que, por isso vão assumindo, através do tempo, expressões diversas. O valor possui características bipolar, para cada valor há sempre um desvlaor. Exemplos: (belo-feio, forte-fraco, preservação-destruição).
Para Miguel Reale, o homem é o valor-fonte de todos os valores ou a ‘’fonte dos valores’’. ‘o homem é a fonte de todos os valores porque é inerente é sua essência valorar, criticar, julgar tudo aquilo que lhe é apresentado, seja no plano da ação ou no conhecimento’’. “E não haveria valor se não houvesse no ser humano a possibilidade de livre escolha entre as alternativas, nem poderíamos falar de liberdade, se não houvesse a possibilidade de opção e participação real dos valores e das valorações’’. Para debater:
A Era Nuclear e Totalitarismo constitui-se como um evento histórico? Quais os valores que inspira a criação da Declaração dos Direitos Humanos?
ERA NUCLEAR E TOTALITARISMO
Depoimento do responsável pelo campo de concentração de Auschwitz