trabalho filosofia
“Uma Viagem pelo Patrimônio Histórico de Manaus”
O vídeo exposto na última sexta-feira, dia 6 de dezembro de 2013, na disciplina de THAU II, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Manaus, apresenta os principais pontos históricos de Manaus de uma forma interativa, abrangendo toda sua arte e cultura numa apresentação bem interessante.
Inicialmente, o vídeo enfatiza a época Áurea da borracha, que foi de 1890 a 1910, governado por Eduardo Ribeiro, que além do crescimento na economia e da intensificação de imigrantes ingleses, franceses, judeus, gregos, portugueses, italianos e espanhóis para Manaus, o período áureo da borracha foi um marco na Arquitetura. A cidade ganhou o serviço de transporte coletivo de bondes elétricos, eletricidade, telefonia, água encanada e ainda um porto flutuante, que passou a receber navios dos mais variados calados e diversas bandeiras.
As ruas retas e longas, calçadas com granito e pedras de lós importadas de Portugal, praças e jardins bem cuidados, belos monumentos, um teatro, hotéis, cassinos, estabelecimentos bancários, palacetes e todos os requintes de uma cidade moderna: Manaus. A cidade foi referência internacional principalmente em doenças tropicais, saneamento e saúde pública.
Os dois maiores símbolos Arquitetônicos da época foram o Palacete Provincial e o nosso famoso Teatro Amazonas. Todos gerados pela riqueza da borracha. O teatro Amazonas mistura a nobreza dos materiais da Europa com a requintada madeira da Amazônia. A composição arquitetônica foi feita com lustres trazidos da Tchecoslováquia, mobiliário de Paris, camarotes e escadarias de ferro, além de pisos de borracha para que o ruído de fora não causasse incômodo na apresentação de peças teatrais.
O vídeo conta ainda com a explicação interativa de um personagem criado, relembrando seu passado e divulgando