trabalho filosofia
O Período Pré-Socrático é o que antecede o pensamento de Sócrates o Patrono da Filosofia. É o período onde os sábios inconformados com mito, buscavam respostas mais racionais ligadas a natureza, universo e seres vivos, utilizando ás técnicas do ócio (Observar; analisar e buscar uma resposta verdadeira) e o principal Empirismo (É o conhecimento feito sem ordem, imperfeito, sem sentido, sem método, baseado em nossos cinco sentidos, conhecimento adquirido no dia-a-dia, conhecimento este que não pode ser descartado, pois representa o 1º degrau da ciência, a partir dele que a ciência iniciou.). Cada filosofo tinha uma linha de filosofia para entender o fenômeno da natureza. Tales de Mileto acreditava que o “O principio primordial de todas as coisas era a água”. Demócrito acreditava que “Todos os seres vivos ou mortos, tinham composição atômica”. Como dito anteriormente, para que eles chegassem a esses resultados, todos utilizavam o ócio e o empirismo.
2. PERÍODO SOCRÁTICO OU ANTROPOLÓGICO Sócrates mais conhecido como o Patrono da Filosofia, por ser tradicionalmente considerado um marco divisório da história da filosofia grega. Por isso, os filósofos que o antecederam são chamados pré-socráticos e os que o sucederam, de pós-socráticos. Conhecido também como o período Antropológico por tentar entender todas as questões que ligava o individuo a sociedade, como: política, costumes, cultura e etc., todas estas eram estudada, aliás, como a palavra mesma tem como significado: Estudo do Homem.
O próprio Sócrates não deixou nada escrito, e o que se sabe dele e de seu pensamento vem dos textos de seus discípulos e de seus adversários.
O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se ao dos sofistas, embora não vendesse seus ensinamentos. O autoconhecimento era um dos pontos fundamentais da filosofia socrática. Sócrates dizia que antes de entender todas as questões relacionadas ao universo era preciso “Conhece-te a ti mesmo”, esta era