Trabalho filosofia
UFPI- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
MÓDULO – IV
DISCIPLINA: HISTORIA DA FILOSOFIA MODERNA
PROF. ROBSON FERREIRA
ALUNO: EDER EVANGELISTA DE SENA
Unidade I
1-Quais as principais características da modernidade?
R= a ideia do progresso, que faz com que o novo seja considerado melhor ou mais avançado do que o antigo; e a valorização do individuo ou da subjetividade, como lugar da certeza e da verdade, e origem dos valores.
2-Por que a ideia de “moderno” tem frequentemente para nós um sentido positivo?
R= é por que é um fato de mudanças, ruptura, progresso e inovação, e até mesmo de revolução, surgem e se desenvolvem no inicio do período, que na história da filosofia conhecer como moderno.
3-O que significa “humanismo”?
R= É a importância das artes plásticas, retomada do ideal valorização do homem enquanto individuo, de sua livre iniciativa e de sua criatividade.
4-Quais as características gerais da filosofia do Renascimento?
R= A valorização dos clássicos, foi buscar o lema do humanismo no filosofo grego do sofista. Em seu célebre fragmento; “ o homem é a medida de todas as coisas” tem um período de tradição entre a idade média e a modernidade.
5-Quais os principais objetivos da reforma protestante? Quais as novidades de Lutero?
R= era um processo de contestação dos rumos da Igreja para avignon e a influencia dos rei franceses sobre os papas durante esse período em muito contribui para a sua perda da autoridade. A novidade era a defesa da ideia de que a fé é suficiente para que o individuo compreenda a mensagem divina, dos textos sagrados, chamada regra de fé.
6-Em que sentido a Reforma protestante pode ser considerada parte da modernidade?
R= a ruptura provocada pela a reforma é um dos fatores populares da modernidade, embora, segundo alguns interpretes de seu pensamento que se aproxime mais da teologia medieval agostiniana.
7-Por que Lutero elaborou as 95 teses?
R= por que era o ponto culminante de um