Trabalho filosofia
1- A caverna é a sociedade concreta que não se importa efetivamente com a verdade, não busca o conhecimento e o pensar, cheia de opinião, ilusão, sombras, um mundo material, concreto, sensível e da opinião (doxa).
2- Os grilhões e as correntes podem ser os sofistas que não permitem o pensar e indagar do homem, fazendo os cair na mesmice, na ignorância, se estagnam na sociedade. Pois assim os sofistas conseguiriam persuadir e convencer a sociedade cada vez mais, almejando o seu próprio interesse.
3- Os prisioneiros são os cidadãos dessa sociedade concreta. A busca pelo conhecimento, pela verdade, pela essência e pelo saber os liberta, uma vez que os revela um mundo inteligível, das idéias, do pensar, do eterno, do imutável, do real, imaterial e do conhecimento, fazendo com que assim a sociedade pense e tenha idéias, se indaguem e assim nunca se deixando cair na mesmice, buscando sempre a evolução e a melhoria de suas condições.
4- A luz do sol poderia ser considerada como o próprio Sócrates e seu papel na sociedade de mostrar o diferente, o novo, a essência e as idéias, que no princípio todos se chocariam e se espantariam com o conhecimento, mas após um tempo veriam como ele é importante para a evolução da humanidade e para uma vida melhor.
5- Sim, uma vez que ela liberta, tira os homens da mesmice, “desbanaliza o banal”, gerando idéias, pensamentos, um novo pensar, achar e agir, podendo assim ser considerada uma forma de liberdade.