TRABALHO FILOSOFIA E A O 18 03
CAROLINE CRISTINA DA SILVA PAULA RA: 6015020
FILOSOFIA E AÇÃO
ATIBAIA
2015
1 – Sintetize o conteúdo do texto em dez linhas.
Todos os filósofos sabem que a humanidade não consiste em somente no conhecimento do mundo, consiste também no conhecer dos seres vivos, em seu modo de agir. Pensamento e ação são duas coisas que complementam a maneira dos humanos, claro que ao passar do tempo a maneira de interpretar pensamento e ação foram modicadas por muitos filósofos (pensadores).
Sobre o ver do pensamento grego, a contemplação (pensamento) vem em primeiro lugar, a ação seria secundaria, sendo assim seria preciso primeiramente pensar para depois agir.
A filosofia cristã também acredita no pensamento em primeiro lugar, a ação é secundaria dele. Somente o pensamento é capaz de subtrair a irracionalidade da ação, é preciso pensar muito, ser racional para agir com realidade, contemplar para agir corretamente. É preciso contemplar sobre pensamento e ação pois somente contemplando o ser humano será racional.
2– Responder as questões seguintes:
1 – Coloque, numa frase, qual a ideia central do texto? (O autor trata de que assunto?)
O autor trata do pensamento e ação dos seres humanos, que complementam o modo de viver racionalmente.
2 – Qual o critério fundamental do pragmatismo para reconhecer o que é verdadeiro?
O critério para reconhecer o que é verdadeiro, é o critério de ser útil, caso não seja útil não serviria para nada tornando-o inútil.
3 – Quanto à relação entre conhecimento e ação, conforme o texto, descreva quais soluções são propostas pela filosofia, através dos tempos? A primeira solução, a intelectualista, é aquela do pensamento grego que considera a contemplação como o resultado mais elevado da vida humana. A atividade mais elevada e digna é, portanto, a contemplação. A ação é considerada secundária e provisória.
A segunda é do mundo moderno, esta privilegia o fazer com relação ao conhecer. O pensamento burguês da