trabalho filosofia jurídica
Este é um trabalho desenvolvido em forma de artigo científico: O Fato Social. Coordenado pela professora Zélia Ramos, responsável pela disciplina de Cultura e Sociedade, tendo como principal objetivo a pesquisa e o aprendizado do seu corpo discente, no campo da sociologia geral e sobre um dos autores clássicos: Èmile Durkheim.
Além do aprendizado, este trabalho incentiva o aluno para o hábito da leitura, imprescindível para a prática de estudos e/ou pesquisas acadêmicas. Além disso, propicia ao aluno a possibilidade de trabalhar em equipe, ao provocar o desenvolvimento de um espírito crítico, tão necessário para o sucesso de qualquer atividade educacional.
Contextualização
Diante da intensa onda de miscigenações a que as mais diversas populações foram sofrendo, tornou-se possível a formulação de diversos tipos de sociedade peculiares. Cada uma com uma forma especial de sobreviver, de se comportar, de pensar, com hábitos e costumes diversificados. Foi através dessa concepção que surge o conceito de Fato Social. Com o estudo do Fato Social por Èmile Durkheim, tornou-se possível a compreensão desse fenômeno, considerado, pelo seu fundador, como uma ciência objetiva.
A sociedade foi constante objeto de estudo para vários pensadores e estudiosos da modernidade, dentre os quais se destacam os autores das teorias clássicas relativas à maneira de entender a sociedade, quais sejam: Karl Marx - teoria materialista (objetivando a ênfase dada à luta de classes); Max Weber - teoria compreensiva (intimamente ligada à ação social) e Émile Durkheim - teoria funcionalista (descreve o fato social em si, juntamente com a visão voltada para a moral de cada indivíduo, esta necessária para que a sociedade funcione plenamente).
O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), tido por muitos como um dos pais da sociologia moderna, define em seu livro, “As Regras do Método Sociológico” (1895), que o objeto de estudo da Sociologia deve ser o fato social, pois ele