TRABALHO FILME
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
FILOSOFIA E ÉTICA
RÉGIS DA CRUZ 4º S.I
ASSIS CHATEAUBRIAD – PR
2014
ANÁLISE COMPARATIVA DO FILME E O MITO DA CAVERNA
É possível relacionar o filme “Show de Truman” como uma versão moderna do “Mito da Caverna” de Platão, pois vimos que Truman acreditava cegamente que a cidade em que vivia, as pessoas com quem convivia era aquilo que ele acreditava que elas seriam, mas na verdade tudo não passava de um show, em que ele é o principal personagem.
Vemos semelhança disso no mito da caverna, na qual há alguns homens que vivem no interior de uma caverna desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, só vendo o que esta a diante de si, tendo apenas a entrada aberta para a luz de uma fogueira. E tudo que vêem são sombras das coisas reais que estão fora da caverna. E se um desses homens se libertasse das correntes, e saísse da caverna ficaria com os olhos ofuscados pelo sol, e ao voltar a caverna e contar aos outros que vira coisas reais e que estas que vêem são sombras não lhe dariam crédito, e se ele tentasse solta-lós e os levasse para fora da caverna este poderia até ser morto por esses homens que o veriam como louco.
Assim, vemos que poucos são os que conseguem distinguir o conhecimento real do conhecimento das aparências. E o mesmo ocorre com Truman que vive uma vida de aparências, sem questionar o mundo em que vivi. E vemos que mesmo sem estar preso a esse falso mundo, podendo a qualquer momento ir embora, ele aceita a realidade do mundo que se apresenta a ele, sem questioná-la, não demonstrando nenhuma pretensão de conhecer algo novo.
E assim como Truman, muitas pessoas também vivem acorrentadas ao mundo das aparências, sendo um grande exemplo disso o poder que os meios de comunicação, como a televisão, exercem sobre as grandes massas, que impõem suas opiniões, principalmente aos menos instruídos,