Trabalho Fichamento
Todo autor, em seu texto, expressa sua opinião sobre o tema abordado. Porém, essa posição não é obtida de forma isolada, mas ela remete a outros pontos de vista extraídos do repertório textual do locutor. Em suma, o diálogo entre textos de mesma ou distinta épocas é permanente (intertextualidade) em um contexto amplo.
Em um contexto restrito, a intertextualidade abrange um conjunto de procedimentos utilizados para estabelecer diálogo com outras produções linguísticas, que são os seguintes:
ALUSÃO E CITAÇÃO
A alusão estabelece uma menção indireta a outro texto na produção entre os interlocutores, por meio de uma palavra ou expressão do texto aludido.
A citação cria uma conexão direta entre os textos por meio da transcrição fiel de uma passagem de um deles em outrem por meio das aspas.
Dessa forma, o autor exemplifica tais conceitos, colocando textos que apresentam expressões ou palavras que estabelecem contato entre eles por meio de sinônimos e ideias semelhantes (alusão) ou que o fazem por meio de transcrição direta de uma passagem do texto com a utilização das aspas (citação).
PARÁFRASE E PARÓDIA
A paráfrase é uma forma de retextualização por meio de uma transcrição fiel ou aproximada de um texto, de forma que a produção criada exiba uma visão próxima ou igual a do texto base.
A paródia é outra forma de retextualização por meio de uma transcrição fiel ou aproximada, no entanto, nessa o autor exibe um novo ponto de vista de modo crítico, distanciando-se do que ele extraiu do texto base.
Assim, para exemplificar, o autor coloca textos originais e retextualizações de forma que as produções que divergem do objetivo do texto original demonstram as paródias e as que se aproximam, as paráfrases.