Trabalho fibra de acetato
É usada na indústria têxtil (celanese) e já teve amplo uso para fabricação de filmes fotográficos, mas tem sido substituída pelo nylon, pois com o tempo se oxida e libera ácido acético, inutilizando o filme. Também é usada para produção de filtros de grande absorção, como filtros de cigarro, no fabrico de tecidos para vestuário, forros, tapetes, guarda-chuvas e outras produtos.
Uma de suas grandes vantagens, usada na indústria textil, é sua solubilidade em acetona e termoplasticidade. Também é hipoalergênica e resistente a mofo, podendo ser lavada a seco. acetato de celulose
O acetato de celulose consiste numa fibra que se obtém a partir da pelugem ou línteres do algodão e também da celulose de madeira, tratados com uma mistura de ácido e anidridos acéticos originando um produto acetilado não saponificado (triacetato de celulose, acetato primário) ou parcialmente saponificado (2,5-acetato, acetato secundário).
A partir de soluções destes produtos fiam-se fibras sem fim, fibras cortadas e fibras ocas, entre outros tipos especiais.
A fibra de acetato de celulose quando pura é utilizada na indústria têxtil, quando misturada com outros tipos de fibras é utilizada com fins técnicos ou para fazer filtros de cigarros.
Quando é utilizada pura recebe o nome de acetato de rayona, sendo múltiplas as designações