TRABALHO FIANLIZADO DA KELLY Certo
2057 palavras
9 páginas
MANEJO DO TRATAMENTO DE MASTITE BOVINA NA FAZENDA JOÃO DA SILVA SITUADA NO ENTORNO DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS - GO Anhanguera Educacional S.A.
Amanda Cristina Rodriguês de Oliveira
Ana Carolina Siqueira Soares
Bruna da Luz Oliveira
Diemes Vieira da Silva
Douglas Breno Lima Morais
Giselle I. Bessa Pedro
Higor Caixeta Cunha
João Marcos Costa Martins
Sandro Alves Pereira Filho
Profa. Kelly Christina Lacerda Evangelista Fonseca.
Faculdade Anhanguera de Anápolis
Curso de Medicina Veterinária
resumo
A Mastite é a doença infecciosa mais prevalente em vacas leiteiras. Sendo causada por diferentes espécies de bactérias, fungos, microrganismos, podendo estar presente no ambiente que acarreta infecções transmitidas aos tetos entre as ordenhas, ambiente de convívio ou durante a preparação da glândula mamária. Os microrganismos são forçados para cima, pelo canal do teto, durante a ordenha ou depois dela, caso se permita que as vacas se deitem imediatamente após a ordenha. O gado contaminado poderá diminuir sua produção láctea e pode levar a uma perda total desta capacidade, representando um sério problema. Essa inflamação dos quartos mamários, além de ocasionar lesões, inflamação e infecções, pode ser considerada a doença mais cara devido aos grandes prejuízos econômicos causados para o produtor de leite e para a indústria deste produto. Uma das principais ferramentas para a eliminação de infecções intramamária é o tratamento com antibióticos e antimicrobianos, os quais são ferramentas essenciais para o controle de mastite. A higienização do ambiente é a maneira mais eficaz para o tratamento e prevenção de mais contaminações.
Palavras-Chave: Mastite, Gado Leiteiro, Infecção Mamária, Ordenha.
1. INTRODUÇÃO
A mastite bovina é uma doença inflamatória e infecciosa da glândula mamária que acarreta a diminuição da produção láctea e pode levar a uma perda total desta capacidade, representando um sério problema de saúde pública (LEITE; BRITO; FIGUEIREDO, 1976). Essa