Trabalho FHTMSS 4 SEMESTRE ALIENAÇÃO E ÉTICA
773 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE SALVADOR- UNIFACSCURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Rosemary Souza Pereira
Thaís da Rocha Pereira
Trabalho sobre Alienação e Ética
Salvador
2014
UNIVERSIDADE SALVADOR- UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Rosemary Souza Pereira
Thaís da Rocha Pereira
Trabalho sobre Alienação e Ética
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Serviço Social e Processo de Trabalho da UNIFACS sob acompanhamento da Prof.ª Izadora Ribeiro e Tutora Luíza Helena.
Salvador
2014
1-Introdução
Este trabalho tem como principal objetivo explanar sobre a alienação e a ética, evidenciando fatores marcantes vivenciados pela sociedade contemporânea e buscando soluções através de novas posturas no intuito de minimizar os efeitos negativos ocasionados pelo sistema capitalista.
De que forma percebe a alienação como elemento presente na sociedade e cada vez mais presente na sociedade capitalista?
A alienação é perceptível através das relações sociais, pois na atualidade não existe mais uma preocupação com a vida social, com as relações de afeto, já que o capitalismo impõe na sociedade atual a lógica do consumismo, o individualismo e a competição, tendo como consequência a crise de valores, onde há um processo de estranhamento fazendo com que os homens ajam de forma egoísta uns para com os outros.
Segundo Karl Marx, o processo de alienação se dá pelo fato do trabalhador não se enxergar na mercadoria que ele mesmo produziu, ou seja, o trabalhador é separado do produto final do seu trabalho. Sendo assim, o trabalhador torna-se mais pobre quanto mais riqueza produz, principalmente através da produção de excedentes (Mais-valia). Com isso é possível identificar uma valorização do mundo das coisas em proporção direta com a desvalorização do mundo dos homens.
Pode-se afirmar que com esse modo de produção (capitalista) o homem vive para o trabalho e não que trabalha para viver, fazendo com que