Trabalho feito
Todos que estão envolvidos nos processos são chamados de Stakeholders, nesse grupo estão não apenas os membros da equipe, mas também os clientes e fornecedores envolvidos. Dentro da empresa do cliente, há uma pessoa que se destaca por ser a patrocinadora (“Sponsor”) do projeto. Ela quem cria as condições para a contratação do projeto, mesmo que não seja ela que vá usar o produto final.
E importante que o gerente do projeto conheça os interesses de todos os envolvidos. E arriscado demais contar com um membro na equipe que não está disposto a colaborar.
No processo de definição do escopo as habilidades necessárias vão ficando mais claras. Neste momento, e importante formar uma equipe com competência diversificada e com experiência nas áreas de atuação do projeto. Em projetos em que há muito conhecimento técnico envolvido, surge à figura do “Líder de projetos”, um profissional com grande conhecimento técnico e com capacidade de liderança entre os técnicos. Em geral ‘e um profissional sênior, com credibilidade entre os demais técnicos e com muita bagagem. A experiência desse especialista pode economizar tempo e dinheiro no projeto. De-lhe voz ativa, cobre dele insights que você não tem e respeite a sua opinião. Só assim ele estará sempre ao seu lado, mesmo quando você errar.
Uma vez que temos as tarefas definidas a partir do escopo, temos de estimar a duração de cada uma. Procuramos fazer a estimativa do tempo de execução do trabalho. Ao mesmo tempo que executa sabe o tempo que precisa para finalizar. Porem trabalhando com consultoria você sabe dizer exatamente o tempo que vai levar. Fixando um cronograma você esta dando um orçamento da sua parte.
O gerente de projetos deve trazer sua experiência para corrigir expectativas muito otimistas de algum colaborador afoito. Sim, há quem estime 50 horas e depois com a maior tranqüilidade cobre pelas 120 que foram necessárias para realizar a tarefa. Ele so errou em 140% se o preço e