Trabalho Feito
NTRODUÇÃO
O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.
EVAPORAÇÃO
A evaporação é a passagem da fase líquida para a gasosa, que ocorre lentamente na superfície dos líquidos. Ela é mais forte nos períodos mais quentes do dia. Por volta de 84% da água evaporada tem origem nos oceanos; os 16% restantes vêm dos continentes.
EVAPORAÇÃO
Nos oceanos, a evaporação máxima ocorre nas zonas de alta pressão localizadas em torno de 30 graus de latitude norte ou sul, conforme indicam as faixas azuis. Em terra firme, a evaporação é maior na zona equatorial, onde a radiação solar é mais intensa.
TRANSPIRAÇÃO
A transferência da água da superfície terrestre para a atmosfera também ocorre por meio da transpiração das plantas e dos animais.
SUBLIMAÇÃO
A sublimação, por sua vez, é a passagem direta da água da fase sólida para a de vapor. A sublimação é um fenômeno exclusivo das geleiras existentes no alto das montanhas, como no Himalaia ou na Cordilheira dos Andes, e dos polos Norte e Sul.
CONDENSAÇÃO
Depois que evapora, a água, em forma de vapor, é transportada pelas massas de ar para regiões mais altas da atmosfera. Lá em cima, ao ser submetido a baixas temperaturas, o vapor se condensa e se liquefaz. É assim que surgem as nuvens.
PRECIPITAÇÃO
Quando a nuvem fica carregada de pequenas gotas, estas se reúnem formando gotas maiores que se tornam pesadas e caem sobre a superfície terrestre. Dependendo das condições do clima (mais ou menos), a água pode chegar ao solo em forma de chuva, granizo ou neve.
ESCOAMENTO
A água que precipita sobre o planeta tem diferentes destinos. Uma parte cai diretamente nos reservatórios de água, como rios, lagos e oceanos. Outra parte cai sobre o solo. Nesse caso, a água segue dois percursos diferentes.
ESCOAMENTO
Uma