Trabalho Feito
Nome do fenômeno
Descrição do fenômeno
Influência sobre o clima e os organismos
A- Zonas climáticas
A Terra foi dividida em zonas climáticas de temperaturas e luz solar que recebem, desiguais. Estas diferenças surgem por causa do movimento de rotação e translação do planeta e sua redondeza, sua órbita, bem como da inclinação do eixo da Terra.
A Zona Fria é área dos polos (Norte e Sul), são as áreas que recebem menor incidência da luz solar, consequentemente, são áreas muito frias. Portanto, a vegetação é escassa e fauna é constituída por animais que se adaptaram a esta zona climática como ursos polares. Eles são pouco povoada devido ao frio, no entanto esquimós têm desenvolvido a sua vida neste clima.
As Zona temperada situada entre os trópicos (de câncer e capricórnio) possuem temperaturas moderadas. Esta área oferece excelentes condições para a vida humana, por isso é a área mais populosa do planeta. Nesta área há uma diversidade de flora e fauna.
A Zona Cálida registraram as temperaturas mais elevadas por ter sempre o sol na alta altitude e receber seus raios solares muito perpendicular. Nesta área há muito poucas diferenças de temperatura entre algumas estações e outros. O clima desta área de baixas latitudes são: equatorial, tropical seco, tropical, monções e quente do deserto.
B- Correntes Marítimas
Fluxo das águas dos oceanos, ordenadas ou não, decorrentes da inércia da rotação do planeta Terra, dos ventos e da diferença de densidade.
As correntes marítimas são movimentos de grandes massas de água dentro de um oceano ou mar e influenciam o clima das regiões em que atuam, pois elas transportam consigo umidade e calor. Isso interfere também na vida marinha e, consequentemente, tendo influência direta no equilíbrio dos oceanos e mares. Assim como os ventos as correntes marítimas possuem grande quantidade de energia cinética que pode ser aproveitada para gerar energia
C- Diversidade Ecológica
A diversidade de espécies estão distribuída de maneira