Trabalho feito
1. (ITA) Leia as proposições acerca de O Cortiço.
I. Constantemente, as personagens sofrem zoomorfiza ção, isto é, a animalização do comportamento humano, respeitando os preceitos da l iteratura naturalista.
II. A visão patológica do comportamento sexual é tr abalhada por meio do rebaixamento das relações, do adultério, do lesbianismo, da pros tituição etc.
III. O meio adquire enorme importância no enredo, u ma vez que determina o comportamento de todas as personagens, anulando o l ivre-arbítrio. IV. O estilo de Aluísio Azevedo, dentro de O Cortiç o, confirma o que se percebe também no conjunto de sua obra: o talento para retr atar agrupamentos humanos.
Está(ão) correta(s)
a) todas.
b) apenas I.
c) apenas I e II.
d) apenas I, II e III.
e) apenas III e IV.
2. (UFV-MG) Leia o texto abaixo, retirado de O Cort iço, e faça o que se pede:
Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abr indo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas.
Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma ass entada, sete horas de chumbo.
[...].
O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compact o que enchia todo o cortiço.
Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam- se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava- se. Sentia-se naquela fermentação sangüínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 15. ed. São Paulo: Áti ca, 1984. p. 28-29.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma po ssível leitura do fragmento citado:
a) No texto, o narrador enfatiza a força do coletiv
o. Todo o cortiço é apresentado como um personagem que, aos poucos, acorda como uma colm
éia