trabalho feito
A U L A
40
A U L A
Introdução Uma senhora foi devolver ao vendedor uma panela de pressão que tinha comprado há poucas semanas. Reclamando que a panela não prestava, queria o dinheiro de volta. O vendedor, surpreso, examinou a panela. Percebeu que, talvez por engano do fabricante, a borracha de vedação estava com defeito. Trocou a borracha por uma nova e explicou à compradora o que havia ocorrido.
A mulher, desconfiada, interpelou o vendedor:
- Como o senhor tem certeza de que agora a panela não vai apresentar mais problemas? - Fique tranqüila, - disse-lhe o vendedor - o problema era apenas na vedação porque a borracha estava com defeito.
Com o tempo, a compradora verificou que o vendedor tinha razão. Com a borracha nova, a panela ficou bem vedada e o cozimento dos alimentos, mais rápido.
É fácil imaginar que a vedação é um fator importante tanto na indústria quanto nos produtos comerciais, tais como tampa de garrafas, vedadores de botijões de gás, garrafas térmicas etc.
Na mecânica em geral, salienta-se a importância dos elementos de vedação que serão estudados nesta aula.
Conceito
Elementos de vedação são peças que impedem a saída de fluido de um ambiente fechado (tubulação, depósito etc.) e evitam que esse ambiente seja poluído por agentes externos.
Esses elementos, geralmente, localizam-se entre duas peças fixas ou em duas peças em movimento relativo. As junções cujas peças apresentam movimento relativo se subdividem em girantes, quando o movimento é de rotação, e deslizantes, quando o movimento é de translação.
Tipos de junção
Nas ilustrações a seguir, você vai observar vários tipos de junções, fixas e móveis, em diferentes aplicações, como acoplamentos, reservatório de estocagem; junções móveis em movimento de rotação e de translação.
Introdução aos elementos de vedação
40
A U L A
No dia-a-dia podemos observar muitos exemplos de vedação: garrafas fechadas com rolha de cortiça, tampas de coroa das garrafas de bebidas