Trabalho Feito Pelo Mozao
A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo. A concentração do sódio é maior no meioextracelular enquanto a de potássio é maior no meio intracelular. A manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas transportadoras descritas anteriormente que capturam íons sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-os para fora da célula. No meio extracelular, capturam os íons potássio (K+) e os bombeiam para o meio interno. Se não houvesse um transporte ativo eficiente, a concentração destes íons iria se igualar.
Desse modo, a bomba de sódio e potássio é importante uma vez que estabelece a diferença de carga elétrica entre os dois lados da membrana que é fundamental para as células musculares e nervosas e promove a facilitação da penetração de aminoácidos e açúcares. Além disso, a manutenção de alta concentração de potássio dentro da célula é importante para síntese de proteína e respiração e o bombeamento de sódio para o meio extracelular permite a manutenção do equilíbrio osmótico.
Como o açúcar presente nos alimentos chega até o interior da célula
A digestão é a transformação dos alimentos por nós ingeridos em elementos mais simples, chamados nutrientes. Esses nutrientes são absorvidos pelo organismo, passam através da parede do nosso intestino e são transportados pelo sangue até as células.
O que são compostos isotônicos e porque recebem esse nome.
Os isotônicos têm concentrações moleculares semelhantes às dos fluidos do corpo. São compostos de chuva, sódio, potássio e carboidratos e indicados para quem pratica exercícios físicos aeróbicos prolongados, porquê triatletas e maratonistas.
Iso quer expressar igual.Isotônicos são bebidas à base de chuva, sais minerais e carboidratos (6 a 8%), ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos através do suor durante atividade física. São chamados isotônicos por possuírem formulação semelhante ao plasma, o que facilita a absorvência.