Trabalho Familia e Sociedade e Servi o Social Contemporaneo RASCUNHO
Centro de Educação à Distância – CEAD
Polo Taquara – RS
1º Semestre - Serviço Social
Acadêmicos:
Serviço Social Contemporâneo e Família e Sociedade
Professor EAD:
INTRODUÇÃO
Segundo, (SARTI, 1999, p.100), “a família é o lugar onde se ouvem as primeiras falas as quais se constrói a auto-imagem e a imagem do mundo exterior. É onde se aprende a falar e, por meio da linguagem, a ordenar e dar sentido às experiências vividas. A família, seja como for composta, vivida e organizada, é o filtro através do qual se começa a ver e a significar o mundo. Este processo que se inicia ao nascer prolonga-se ao longo de toda a vida, a partir de diferentes lugares que se ocupa na família.”
A família não mais se constitui da mesma forma que no século passado, a forma patriarcal não é mais a única que se encontra, com as transformações do mundo exterior também houve mudança na vida familiar, com os direitos adquiridos pelas mulheres, em anos de luta por igualdade, esta passou a prover e cuidar da família, em muitos casos sozinhas, não tendo mais o pai como provedor de tudo, passou a ter mais controle sobre o número de filhos. Com os divórcios/separações e recasamentos a vida família passou por transformações. As famílias passaram a ter um numero menor de filhos, e aumentou a expectativa de vida entre os mais velhos, com o número maior da “geração da terceira idade” passou a existir um maior convívio entre as gerações, trazendo muitos benefícios como também algumas tensões. Mesmo com as mudanças no contexto familiar, a família continua sendo a base para uma boa formação.
Juntamente com a família tradicional, composta por pai, mãe e filhos, vemos surgir às famílias por laços afetivos, sem nenhum parentesco consangüíneo. A estrutura familiar se modificou, encontramos famílias compostas por dois pais, duas mães, avós, tios, primos, unidos pelo amor, ou às vezes pela necessidade, sendo que além da alimentação, educação (escolar,