Trabalho Faculdade Arte
Coleção Gente Feliz
Arte – Educação Infantil
Atividade para a Educação Infantil em Artes Visuais
Objetivos da atividade
Fazer com que a criança conheça a vida do artista, sua técnica e sua obra, para analisá-la e recriá-la a seu modo. Proporcionar a manipulação de diferentes materiais e noções de organização e cuidado com os materiais utilizados.
Conteúdo
•
Artista: Iberê Camargo
•
Série: Os carretéis
•
Obra: Formação de carretéis, 1960
•
Água - Forte e Água - Tinta
•
29 x 48,8 cm [mancha] / 50 x 65,5 cm [papel]
•
Coleção Maria Coussirat Camargo
Iberê Camargo, durante sua vida de artista, produziu muitas obras de arte - desenhos, pinturas, gravuras e guaches.
Técnica: Gravura
Há muitos séculos, os artistas criaram uma técnica de reprodução de imagens à qual se deu o nome de gravura. Para fazer uma gravura, é necessário produzir uma placa com marcas, relevos ou sulcos que será chamada de matriz.
O resultado fica impresso no papel, isto é, a tinta deixa sobre ele as marcas da matriz, formando assim um desenho.
Constituem alguns tipos de gravura:
Xilografia (madeira, o suporte de impressão mais antigo que se conhece).
Litografia (executada sobre pedra calcária, a palavra vem do grego; escrita em pedra, foi criada por Alois Senefelder na Alemanha, por volta de 1798).
Linoleografia (utiliza o linóleo; do latim linum que significa linho e oleum, que significa óleo, inventado na Inglaterra em 1863, por Frederick Walton, é um piso natural feito com óleo de linhaça oxidado, formando um cimento que esfriado e misturado com resina de pinheiro e farinha de madeira, forma mantas em uma base de juta). Serigrafia (utiliza-se matriz feita de uma armação com tela de seda ou tecido sintético). Assessoria Pedagógica - IBEP
1
Coleção Gente Feliz
Arte – Educação Infantil
A arte da gravura se desenvolve por etapas, possibilitando à criança o trabalho com diferentes materiais e suportes e a vivência de um processo semelhante ao do artista