trabalho facul
Estagiário: Keyla Camille Baroni Barth, Leticia Teles e Tailis Fernandes.
Escola: Escola Municial Gabriel D’anuncio Strapasson.
Disciplina: Matemática.
Turma: 1º Ano
Sala: B
Professora Regente: Mari.
Horário da aula: Manhã.
1) Conteúdo:
Figuras geométricas.
Numerais cardinais.
2) Objetivos:
Conhecer os numerais de um a dez, assimilando a grafia com a pronuncia, estimulando a oralidade;
Conhecer algumas formas geométricas, conhecendo suas características, diferenciando-as das demais;
Adquirir noção de quantidade e sequência;
3) Síntese do Assunto:
Figuras geométricas são conhecidas a vários anos, como são formadas por pontos ligados entre si, permitiam ao homem maneiras que facilitassem sua vida. Hoje em dia podemos observar as figuras geométricas em vários lugares em nosso dia a dia, como as rodas de carro, bicicleta e ônibus, a carteira que nós sentamos na escola, no lápis que escrevemos, na fatia de pizza, entre outros, sendo os mais presentes o quadrado que é formado por quatro lados, o triângulo por três, o retângulo que é formado por dois lados maiores e dois menores e o círculo que é uma circunferência representada pela união de dois pontos.
Ha cerca 30.000 anos atrás quando ainda existiam os homens das cavernas, começou-se e fazer necessária a contagem das coisas, com isso surgiu a palavra “calculo” que significa “contagem com pedras” desta forma estabeleceu uma forma de calcular, ou seja, contar agrupando determinados objetos. Hoje em dia os números estão espalhados por todos os lados, precisamos deles para pegar um ônibus, fazer comida, pagar contas, tomar um remédio saber que horas são, entre outros, podendo-se dizer então que a vida do homem já é praticamente impossível de ser vivida sem os números.
4) Desenvolvimento da Aula:
Organizar uma roda de conversa com as crianças e conversar com elas sobre as formas geométricas que irão ser trabalhadas, mostrando-lhes figuras das mesmas e figuras de onde podem ser